Dificuldades
e Transtornos de Aprendizagem na infância e adolescência
Os problemas de aprendizagem afetam negativamente a vida escolar,
familiar, social e psíquica de muitas crianças e adolescentes, causando
sofrimento e perda de autoestima. Sofrem, também, os pais e cuidadores,
sentindo-se impotentes frente às dificuldades do filho.
Entraves no processo de aprendizagem possuem múltiplas causas, incluindo
metodologia de ensino inadequada às necessidades da criança, fatores de ordem
emocional e/ou dificuldades de aprendizagem secundárias a outros quadros
diagnósticos. Entre estes quadros que podem levar a dificuldades de
aprendizagem, estão algumas síndromes genéticas, como Síndrome de Down e
Síndrome do X Frágil, entre outras, transtornos do espectro autista,
transtornos psiquiátricos, deficiência intelectual e patologias neurológicas
diversas, inclusive Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Já os Transtornos de Aprendizagem são específicos em leitura (dislexia),
escrita (disgrafia e disortografia) ou matemática (discalculia), e possuem base
genética, ocorrendo em indivíduos que apresentam inteligência normal ou
superior e rendimento escolar significativamente abaixo do esperado para sua
idade, escolaridade e capacidade intelectual.
Uma avaliação psicopedagógica cautelosa é o primeiro passo para diagnosticar
a causa do problema de aprendizagem e definir o plano de intervenção para
tratamento clínico. Além de avaliar e intervir clinicamente, o psicopedagogo
trabalha em conjunto com outros profissionais que atendem a criança, como
médicos, psicólogos ou fonoaudiólogos, conforme o caso. Também atua em parceria
com a escola, de modo à melhor adequar o ensino às necessidades do paciente,
levando em conta suas dificuldades e, principalmente, suas potencialidades.
Dúvidas
frequentes:
Quando é necessário levar meu
filho ao psicopedagogo?
Normalmente, as crianças ou adolescentes são encaminhadas ao
psicopedagogo quando apresentam dificuldades de aprendizagem, tanto na etapa de
alfabetização como entraves no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita
e matemática. No caso de crianças com alterações neurológicas, síndromes
genéticas, transtornos psiquiátricos ou outras patologias que interferem nas
aprendizagens, o encaminhamento ao psicopedagogo deve ser precoce, de modo a
minimizar o impacto destas patologias na vida escolar da criança.
Há como prevenir os problemas de
aprendizagem?
Sim, o trabalho psicopedagógico preventivo com crianças em idade
pré-escolar, de modo a prepará-las para o processo de alfabetização, pode
evitar ou minimizar futuros problemas de aprendizagem. Com crianças e
adolescentes em idade escolar, desenvolve potencialidades e otimiza as
aprendizagens.
Como se dá o trabalho
psicopedagógico clínico?
Inicialmente, é realizada a avaliação psicopedagógica, necessária para o
psicopedagogo detectar os problemas de aprendizagem apresentados pelo paciente,
bem como identificar suas causas, considerando os múltiplos fatores envolvidos
no processo de aprendizagem. Elabora-se, então, o laudo psicopedagógico que,
quando necessário e autorizado pelos pais, pode ser disponibilizado à escola.
Se confirmada a hipótese de dificuldade ou transtorno de aprendizagem, um plano
de trabalho para tratamento psicopedagógico é elaborado e discutido com os
pais.
O psicopedagogo irá à escola onde
meu filho estuda? Por quê?
Sim, inicialmente o psicopedagogo entrará em contato com a equipe
pedagógica da escola para coletar informações sobre o desempenho escolar da
criança/adolescente que ajudarão no processo de avaliação. Durante o
tratamento, o psicopedagogo fará a mediação com a escola, de modo a adaptar o
currículo escolar às necessidades do paciente.
O psicopedagogo fará contato com
os outros profissionais que atendem meu filho?
Sim, o psicopedagogo deve trabalhar em rede com os diversos
profissionais que atendem a criança/adolescente, fazendo contato com pediatras,
neurologistas, geneticistas, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos,
professores particulares e outros profissionais envolvidos com o paciente. A
psicopedagogia é interdisciplinar por natureza.
Como evolui uma criança ou
adolescente submetido a tratamento?
A evolução do paciente, bem como o tempo de tratamento, depende da causa
e do tipo de problema diagnosticado no processo de avaliação. Em geral, as
dificuldades de aprendizagem tem um prognóstico melhor do que os transtornos,
que exigem uma intervenção mais intensiva e por mais tempo. Seja qual for o
caso, a intervenção psicopedagógica clínica visa à reabilitação do paciente, de
modo que ele atinja o mais alto nível funcional possível, fazendo uso de suas
potencialidades para minimizar o impacto de suas dificuldades e, desta forma,
melhorar seu desempenho escolar.
Referências
Bibliográficas:
BOSSA, Nádia A. A Psicopedagogia no
Brasil: contribuições a partir da prática. 2ª ed. Porto Alegre:
Artes Médicas Sul, 2000.
ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L; RIESGO, R. S. Transtornos da
aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
WEISS, Maria L. L. Psicopedagogia
Clínica – uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
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